• O MUNDO SEIKO
  • À Volta do Mundo
  • Os Nossos Parceiros
  • Patrocínio
  • História
  • Tecnologia
  • Spring Drive
  • Kinetic
  • Kinetic Direct Drive
  • Kinetic Calendário Perpétuo
  • Kinetic GMT
  • Mecânico
  • Quartzo

Spring Drive

Spring Drive

1977. Um jovem engenheiro da Seiko começou a imaginar como poderia ele concretizar o seu sonho de um "relógio eterno". Na sua visão: um relógio alimentado por uma mola real e com uma precisão de um segundo por dia, uma precisão ao alcance apenas dos melhores relógios eletrônicos. Este engenheiro, Yoshikazu Akahane, era um homem persistente e dedicado. Foi preciso 28 anos, inúmeros contratempos e mais de 600 protótipos, mas ele e a sua equipe conseguiram, inventando novas tecnologias para cada aspecto da arte relojoeira. Em 2005, nasce o Seiko Spring Drive.

Quatro elementos-chave do Spring Drive

A precisão, a fiabilidade e a durabilidade de Spring Drive tornaram-se possíveis graças a avanços em quatro áreas-chave da alta relojoaria.

Elevada precisão

O regulador Tri-sincro controla e liberta a energia mecânica, eléctrica e electro-magnética gerada pela mola principal. Substitui o escape e, com o seu movimento unidireccional, é inerentemente mais estável, duradouro e preciso. Spring Drive tem uma precisão de até um segundo por dia.

Movimento contínuo

Como o mecanismo não tem escape, todos os movimentos são circulares, unidirecionais, permitindo que os ponteiros se movimentem de forma contínua e suave. O Spring Drive é o único relógio do Mundo que exprime a passagem do tempo na sua essência, de forma natural e contínua.

Reserva de Marcha de Longa Duração

A mola principal de última geração produz mais energia, de forma mais suave e por mais tempo. Uma liga especial, desenvolvida internamente pela Seiko, gera energia adicional, além de ser mais duradoura e altamente resistente ao calor e à corrosão. Spring Drive tem uma reserva de marcha de 72 horas, mesmo com o cronógrafo em uso.

Carregamento rápido

Em 1959, a Seiko inventou um componente original, diferente do mecanismo de carregamento de um relógio mecânico: a "Alavanca Mágica". Aumentou assim exponencialmente a eficiência do mecanismo automático de carregamento, ao usar a energia criada por cada balanço do rotor, em ambas as direcções. Instalado directamente sobre o eixo do rotor, o novo sistema de "Alavanca Mágica" garante uma transmissão de energia mais eficaz que nunca.

Mecanismo

Mecanismo

Reserva de Marcha de Longa Duração

A única fonte de energia motriz é a mola principal

Transmissão

A energia da mola principal é transmitida através da engrenagem aos ponteiros e ao regulador Tri-sincro.

Regulação

O regulador Tri-sincro controla a velocidade da roda e dos ponteiros através de um freio eletromagnético.

Três inovações-chave

O regulador Tri-sincro

O regulador Tri-sincro controla a velocidade da roda e dos ponteiros através de um freio/travão electromagnético.

Três inovações-chave

1. Controla a energia mecânica da mola principal.
2. Converte uma pequena porção desta energia em electricidade para alimentar o cristal de quartzo.
3. Gera uma força magnética para regular a velocidade da roda.

Estas três formas diferentes de energia dão ao regulador o nome "tri".

A Mola Principal

A Seiko desenvolveu a "Spron 510", uma nova liga de elevada elasticidade, para a mola real.
SPRON 510* é a liga única da Seiko líder da indústria, e proporciona energia mais duradoura e uma maior precisão.

*SPRON é uma marca registada da Seiko Instruments Inc.

A Alavanca Mágica

A Alavanca Mágica é um sistema de alimentação único desenvolvido pela Seiko em 1959.
Em SPRING DRIVE, um novo sistema de alimentação usando a Alavanca Mágica encaixa directamente no eixo do rotor, proporcionando maior eficiência, permitindo um período de alimentação mais curto e uma reserva de marcha maior.

Cronógrafo Spring Drive

Seiko Spring Drive constitui a plataforma perfeita para um cronógrafo de luxo, uma vez que o tempo é medido de forma precisa e não à fracção aproximada. Com uma precisão de um segundo por dia, com duração de 12 horas, com o seu sistema de embreagem e coluna vertical para uma operação precisa dos botões, este é um dos grandes cronógrafos do Mundo. Montado manualmente, com 416 componentes, 50 rubis, 140 pontos de lubrificação e 5 diferentes lubrificantes, o Cronógrafo Spring Drive tem uma reserva de energia de 72 horas, mesmo quando está em uso.

Ponteiro de movimento contínuo

Ponteiro de movimento contínuo

O ponteiro dos segundos do cronógrafo move-se de forma contínua, e mede até doze horas. Para precisamente quando o botão é pressionado, e não no segundo ou décimo de segundo seguinte.
O Cronógrafo Spring Drive é o único relógio capaz de medir com precisão o fluxo natural e contínuo do tempo.

Sistema de Embreagem Vertical e Roda de Colunas

Sistema de Embraiagem/Travão Vertical

Sistema de Embreagem/Travão Vertical

O sistema de embreagem vertical garante uma precisão elevada na operação do cronógrafo, e o ponteiro dos segundos do cronógrafo nunca salta quando entra em funcionamento. Isto permite um nível de precisão que ultrapassa largamente o de qualquer outro cronógrafo de luxo.

Roda de Colunas

Roda de Colunas

O cronógrafo Spring Drive está equipado com uma roda de colunas para o máximo de estabilidade no mecanismo de transição. Este componente de oito pilares controla a função cronógrafo com uma precisão livre de erros, e proporciona duração e fiabilidade máximas.

Sistema de dois passos

Sistema de dois passos

A precisão e exatidão na medição feita pelo cronógrafo é assegurada pelo sistema de pressão do botão em dois passos. Uma ligeira resistência a meio seguida de um "clique" inequívoco garantem, a quem opera o cronógrafo, a certeza de capturar o momento exato de início e parada do cronógrafo.