• ASSISTÊNCIA TÉCNICA
  • Perguntas Frequentes
  • Reparações
  • Catálogos
  • Informação Geral
  • Cuidados de Manutenção
  • Instruções
  • Assistência técnica

Cuidados de Manutenção

O meu relógio precisa de revisões periódicas?

Os relógios de quartzo Seiko foram desenvolvidos para proporcionar uma vida inteira de serviço preciso e fiável. No entanto, a cada dois ou três anos, ou sempre que trocar a bateria, deverá visitar um revendedor autorizado Seiko ou um Serviço Pós-Venda oficial. Irão efectuar uma revisão do seu relógio, para identificar peças gastas que devam ser substituídas, verificar se necessita de lubrificação, e se entrou transpiração, água, pó ou outra substâncias, na caixa.

Entre em contato com o Serviço Pós-Venda Autorizado mais próximo, consultando o mapa Seiko ou entrando em contacto com o Apoio ao Cliente. Tenha em atenção que os relógios Kinetic e digitais deverão também ser sujeitos a revisões periódicas similares, uma vez que também estão sujeitos aos efeitos da transpiração, pó, etc., e poderão ter que ser desmontados e limpos.

Como devo cuidar da caixa e da pulseira do meu relógio?

As pulseiras de metal deverão ser cuidadosamente lavadas com água. Se estiverem muito sujas, use uma escova-de-dentes com cerdas suaves com água e sabão para retirar a sujidade. Finalmente, passe por água e seque cuidadosamente com um pano suave. Se o seu relógio não for resistente à água, tenha especial cuidado para que não entre água na caixa. As caixas devem ser limpas cuidadosamente com um pano suave ligeiramente umedecido, e depois secas com cuidado.

As pulseiras em couro deverão ser ligeiramente alargadas no Verão, altura em que poderão absorver transpiração. Uma pulseira apertada não só impede a passagem do ar pela superfície que está em contato com a pele, mas poderá ainda causar alguma irritação relacionada com a transpiração do pulso.

Se a pulseira ficar úmida devido à transpiração, seque-a usando um pano suave.

Quando retirar o seu relógio, guarde-o num local bem ventilado. Nunca o coloque num recipiente fechado enquanto se encontrar húmido devido à transpiração.

Evite expôr o seu relógio à luz solar directa. A cor poderá desbotar.

Como é que o magnetismo afeta os relógios de quartzo?

Normalmente não afecta os relógios de quartzo digitais, mas poderá afectar relógios analógios, que costumam utilizar um pequeno motor eléctrico para movimentar os ponteiros. Este motor pode ser afectado por forte magnetismo.

As boas notícias são que, embora os relógios analógicos possam atrasar, adiantar, ou mesmo parar sob a influência de campos magnéticos fortes, regressarão ao seu funcionamento normal logo que se afastem da fonte magnética. (Poderá ser necessário acertar o seu relógio, claro)

Evite colocar o seu relógio próximo de imãs, fones de ouvido, alto falantes ou equipamentos médicos. Misturadores elétricos e muitos outros equipamentos eléctricos poderão também ser fontes de magnetismo suficientemente fortes para afectar o funcionamento do seu relógio.

Que cuidados especiais devo ter com o meu relógio?

Choques: o seu relógio é um instrumento de medição de precisão. Manuseie com cuidado. Evite choques indevidos (como quedas sobre superfícies duras). Os choques normais causados por esportes como o ténis ou o golfe não constituem uma ameaça, mas relógios "Twin Seiko" (precisão extra) não deverão ser utilizados durante a prática de esportes semelhantes.

Transpiração: proteja o seu relógio de transpiração excessiva. Lembre-se de secá-lo.

Temperaturas extremas: os relógios de quartzo são muito menos afectados por temperaturas extremas que os relógios mecânicos, e foram desenvolvidos para manter um bom funcionamento se usados no pulso 8 horas por dia, numa temperatura ambiente entre -10°C e 35°C. Se fora do pulso, o seu relógio poderá atrasar-se durante o Inverno, mas regressará à precisão normal assim que o voltar a usá-lo.

Se o seu relógio for guardado sob temperaturas fora do intervalo normal (abaixo dos -10°C ou acima dos 35°C), os componentes electrónicos poderão deixar de funcionar normalmente.

O tempo de reacção dos cristais líquidos usados nos mostradores dos relógios digitais, a temperaturas negativas, é baixo, e estes têm tendência a escurecer com temperaturas elevadas, mas retomam o funcionamento regular quando regressam a temperaturas normais.

A duração das baterias pode ser reduzida de forma significativa sob altas temperaturas (acima dos 40°C) e líquido pode inclusive vazar.

Químicos: substâncias químicas, gases, mercúrio, etc., poderão alterar a cor de caixas e pulseiras. O mercúrio (proveniente de um termômetro partido, por exemplo) pode provocar uma descoloração acizentada do plaqueamento dourado especialmente acentuada.

De que informação preciso sobre o meu relógio Solar?

Por favor escolha o conteúdo que procura:

Outras Perguntas

Para mais informações, por favor não hesite em contatar a Assistência técnica Autorizada.